Empresas que comercializam recebíveis devem saber o que é LAVAR DINHEIRO.

Lavar dinheiro é dar origem aparentemente lícita a recursos oriundos de determinadas práticas ilícitas.


É a filtragem de recursos financeiros obtidos ilicitamente por meios e sistemas (lavanderias) legalmente lícitos, dificultando o rastreamento dos recursos ilegais. A lavagem de dinheiro “é uma espécie delitiva que acarreta graves consequências à ordem econômico-financeira, colocando em risco o fluxo normal de dinheiro e bens de toda ordem, impossibilitando a limpa concorrência, criando verdadeiros grupos dominantes e monopólios, facilitando e tornando efetiva a corrupção de agentes e funcionários de alguns segmentos da Administração Pública; ou facilitando a formação de cartéis, possibilitando o surgimento de abuso do poder econômico.


Assim, o bem jurídico que a lei protege é a própria ordem econômico-financeira do país, embora não se deva desconhecer que a ‘lavagem de dinheiro’ afeta também múltiplos interesses individuais, simultaneamente.

”A expressão “lavagem de dinheiro” – money laundering – foi usada pela primeira vez, judicialmente, em 1982 (EUA), num caso em que se postulava a perda de dinheiro procedente de tráfico de entorpecentes.

O termo era empregado, originalmente, pelas organizações mafiosas que usavam lavanderias automáticas para investir dinheiro e encobrir sua origem ilícita. No Brasil, a palavra ‘lavagem de dinheiro’ encontra-se amplamente difundida e popularizada. A expressão ‘lavagem’ parece correta, posto que incorporado à língua portuguesa, escrita e falada no Brasil. Palavra de origem francesa, utilizada no garimpo do ouro, veio a ser empregada como sinônimo de ‘desmonte’. No momento, o sentido corrente prende-se à ação ou efeito de lavar, portanto, de limpar, na mesma acepção antiga de ‘lavadura.’”



DONINI, Antonio Carlos, in Normas do Coaf, Editora Klarear



0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

FINTECHS

As empresas que fazem uso da tecnologia no setor financeiro atuam como fintech, algumas delas como prestadoras de serviços de concessão de crédito como mera intermediária de instituições financeiras,

Telefone: 11 3892-3242

Av. Prof. Raphael Laurindo, 1150

Jd. Paraíso, Botucatu - SP

Rua José Getúlio, 360 conj. 25

Aclimação, São Paulo - SP